terça-feira, 21 de julho de 2009

Pano com alcool na garganta.

O Pai chacoalhava energicamente uma vareta amarela. A mãe na cozinha fervia agua para o chá. Chá mate, com meio limão e adoçado com mel. O Pai ainda chacoalhava a varetinha. Fazia tão rapido que dava pra escutar do sofá um vum,vum. O termometro cortava o ar. Vum Vum. Cof Cof. Respira filho. Uma xicará de chá expelindo vapor. Deixa esfriar um pouco. Cof,Cof . Vum Vum. Acho que já tá bom. É. Erga o bracinho. Isso segura bem apertado. Não deixa soltar não. Isso. Nossa ele tá bem quentinho né. Tá sim. Ó a mãe fez cházinho. Não faça essa cara. Esse é gostoso, não é o de boldo. Quer ver ó . Hummm. Cof cof. Vai toma um pouquinho. Isso, vai fica bom já, já. Eu sei filho, a garganta tá doendo, mas se você não tomar o cházinho voce não vai melhorar. Isso, seja forte. Acho que já dá pra tirar né? Dá sim. Humm.. 39. Vamos levar ele pro médico. Vamos? Eu acho que a gente devia dar um antitérmico pra ele, talvez um banho gelado, e um pano com alcool pra garganta.Cof Cof. Eu acho melhor levar no médico, mesmo. Pano na garganta é coisa da vó, Querida. Tá, vamos então. Filhão, vamos no médico tá? Não, não vai ter injeção não. Fica tranquilo.

Próximo!

Ok, mãe o que ele tem? Febre e uma tosse seca. Cof, Cof. E dor de garganta. Certo. Esperem um pouquinho que o Doutor já vai atender vocês. E então querida, será que demora? Não, não acho que somos os os próximos, viu filho, o médico já vai te atender.

André!
Aqui, aqui.


Então o que tá acontecendo com o André? Tosse seca, Dor de Garganta e febre. Tem catarro? Não. Vomito ou diarreia? Não. Senta ele na maca aqui. Isso. Quantos anos voce tem André? Cinco? Muito bem. Agora dia Ah! pro tio. Hm. Ok Agora vira a cabeça isso. Certo. Mãe abre a camisetinha dele ? Ok. Respira fundo André. Isso . Denovo. Denovo. Denovo. Isso. Ok. Agora. Isso. Ok. Então, o André tá com uma infecção na garganta. Eu vou receitar uma anti-térmico pra ele. O Novalgina. Voce vai dar uma dose a cada 8 horas. Isso. Se a febre dele subir demais voce pode dar um banho frio nele. Pra garganta , voce pode enrolar um pano com alcool pra diminuir o inchaço. E fazer gargarejo com agua e sal. Obrigado Doutor. Disponha!
E a vó tava certa né? O quê ? A vó. Como assim? Ela colocava pano na garganta com alcool. Ah sim. Não sei o que acontece, a gente sabe a solução, sabe o que tem que fazer. A solução é algo carola como pano com alcool na garganta, ou , se cada um fazer a sua parte tudo vai ficar bem. Querido, não to te entendendo. Pensa , a gente ia colocar o pano nele antes da consulta. Sim. Por que a gente não colocou ? Não veja por esse lado querido. A gente tava preocupado com ele, a gente só queria ter certeza. Sim, eu não acho que a gente tenha feito algo errado. Só pensando, eu queria ser um pai tão bom quanto meu pai foi pra mim. E eu sei o que fazer. Pano de alcool na garganta. Credo. Todo mundo sabe isso, mas todo mundo ignora. Credo. Como pode né, todo mundo sabe e todo mundo ignora, por que não é moderno e tecnológico o suficiente. Querido, to com sono. Vou dormir tá? Tá.


Cof, cof.