terça-feira, 24 de agosto de 2010

Yin Yang

Agora, pegue tudo o que você conhece e acha importante. Começando por dinheiro. Você não vai levar consigo depois que morrer. Isso todo mundo sabe. O que vale é o aqui e agora. Pense nos problemas da cidade. Caos, trânsito, violência. Imagine dedicar a vida para realmente e sinceramente solucionar isso tudo. E digamos que você consiga. E aí? Você provavelmente fez a vida de algumas centenas de milhares de pessoas mais agradável. Você deveria se sentir feliz com isso, mas eu digo que você não deveria. Não significa absolutamente nada. Esquecendo momentaneamente o fato de que tal ato possui motivações inteiramente egoístas, você, em uma escala de tempo algumas ordens de magnitude maior, não fez absolutamente nada. Outro exemplo: ciência. Algumas descobertas realmente e literalmente transformaram o mundo. Sei lá, como a eletricidade. Então você aperta o botão e passa o tempo mais rápido e pàra alguns anos depois. Não muito. Talvez, meio milhão de anos. Onde está a eletricidade? Não muito longe. E a Terra? Aqui, ainda, girando. E o sol? Explodindo, como sempre. E nós? Não importa. No fim, para nós, sempre há um final. E o deprimente é que não há fim. Pra nada. O nada é o fim. É isso o que eu chamo de viver. A luta interna constante entre maravilhar-se por estar vivo e o sentimento sufocante de que tudo o que você fez e viveu deixará nada além de uma minúscula marca.



(pausa)



Agora, é engraçado né! Como as coisas são! Ontem você leva um pé na bunda, hoje você ganha na loteria. O importante é manter aquela postura, entende? Se você não quiser, nada vai dar certo mesmo. E eu ligo se me xingam na rua? Que nada. Dou um abraço, um aperto de mão e pergunto sobre a família. Quer coisa melhor? Sim, perdôo sim, porque é uma filosofia muito boa e que adotei desde não sei quando. Bem jovem, criança. É muito bom mesmo e poupa várias preocupações desnecessárias. Porque no futuro eu quero sim ter filhos e quero educá-los bem. Vou dar tudo o que não me foi dado, ensinar o que me foi útil e proteger do que me feriu. Não é assim que sempre funcionou? E funciona. E vai dar tudo certo, tenho certeza. Me planejo para isso. Foi durante a faculdade. Coloquei na cabeça que agora é a hora e que vou fazer o meu melhor. E é até legal, sabe, isso o que eu estou estudando. Não levava muita fé, mas consigo ver a utilidade. É que a gente pensa que é só porque paga bem, mas não é não. Me divirto até! Depois tem o pessoal do trabalho, que é ótimo também. Foi lá que a gente se conheceu. E bateu tudo. Gostos, objetivos. Vamos viajar mês que vem, para a Europa. Londres, Paris, Roma, Barcelona e Praga. Sonho dela e agora meu também! É, não posso reclamar. Está tudo indo tão bem!