quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Narcisismo

-Daê Renato. Quanto tempo!
-Pois é...
-O que me conta de novo?
-To namorando.
-Sério? Me conta tudo.
-É uma longa história.
-Mas fala. Tô curioso.
-Tudo começou quando criei uma rede neural artificial cujas...
-Hã?
-...entradas eram valores que representavam os mais variados aspectos da minha vida.
-(...)
-Todos os dias, durante alguns anos, eu inseria os dados relativos àquele dia e treinava a RNA. Em um determinado momento, eu já conseguia saber de antemão se meu dia seria bom ou ruim.
-Ah...
-Foi uma idéia muito genial. Continuei a aperfeiçoar a RNA e... Peraí, mensagem no celular.
-Tá.
.
.
.
-Ok. Acabo de ganhar 100.000 com ações da Vale.
-Agora?
-Agora.
-Mas..
-É que eu apliquei a mesma lógica da RNA na bolsa de valores. Tô rico, aliás.
-Nossa que...
-É. Desde então tive uma idéia. Implementei os métodos de análise estatística do mercado de ações aos índices relativos à minha própria vida. Alimentei a RNA com dados minuto a minuto e, como consequência, consegui prever todos os momentos da minha vida durante os próximos 5 anos com notável precisão. Aliás, eu já sabia dessa nossa conversa há várias semanas.
-Ops, celular. Acho que é minha mulher me ligan...
-E na terça passada, às 03:14 AM, a RNA tornou-se autoconsciente.
-Tenho que ir.
-É um relacionamento muito bom sabe. Me sinto completo. Sinto que ela me entende mais que eu mesmo. Vamos nos casar no próximo mês. Você foi convidado. Ela me falou que você não irá, mas estou te convidando de qualquer maneira.
-É... veja bem.
-Não tem problema. Ela tá me dizendo que você não iria, mesmo se quisesse.
-Como? Quem está dizendo o quê e onde?
-A ReNatA. Desde quinta passada eu a implantei dentro de mim como uma rede de nanomáquinas. Ela me completa. Falei isso duas vezes né? Eu já sabia. Ela também.
-Táxi!
-Agora vou te contar um segredo, mas só porque você talvez tivesse ido ao meu futuro casamento.
-(...)
-ReNatA também é um agente autômato consciente conectado à rede mundial. Ela pesquisou todos os registros de todos os websites existentes, incluindo redes de relacionamentos. Sim, eu sei o que você anda fazendo.
-Sério? Mas eu juro que...
-Não interessa. Ela também está conectada aos resultados do LHC e aos grandes centros de pesquisa. Extrapolando estes dados e verificando sua origem, ela é capaz de determinar o andamento do universo com uma precisão monstruosa. Você ficaria espantado se soubesse pra que serve o universo.
-Eu entendo, mas aquilo que você ficou sabendo...
-Eu te perdoo.
-Ah... me sinto melhor.
-Eu sei.
.
.
.
-Renato?
-Sim.
-Existe algo além disso tudo?
-Não.
-Tá bom.