terça-feira, 7 de junho de 2011

Empowering

Por mais improvavel que se possa imaginar meu tio conseguiu atropelar a chave do meu carro com o meu carro. Impossibilitado de ligar a maquina tive que chamar um guincho.Um sujeito muito simpático e jovem para minha concepção de motoristas de caminhão, guiava o monstro metalico que levava meu carro fisgado num anzol. Ele tinha mais ou menos a minha idade. E dirigia muito bem. Eu perguntei a idade dele - vinte e um anos. A quanto tempo voce dirige esse guincho ? Faz dois anos já . Eu achei muito interessante o interesse dele, ainda mais quando ele me revelou que o que ele queria mesmo era ser um caminhoneiro. Viajar o Brasil levando a maior carga no maior caminhão disponível. Uau. E por que não? – Indaguei. Comecei muito tarde. Tarde? Eu tirei minha carteira com 22 e mal consigo fazer uma baliza!Com quantos anos um deve começar?

16.

Desesseis?! Imaginei uma legião de caminhoneiros juvenis correndo na estrada. Credo. Não me atrevi a perguntar quais características ou conhecimento que eles deviam adquirir para se tornar um caminhoneiro, e ainda mais, que diabo de treinamento era esse que devia começar aos desesseis anos?

Nesse mesmo dia voltei a ver um amigo meu, que tinha se formado Engenheiro Mecanico, e trabalhava com suporte a servidores numa multinacional. Ele reclamava do trabalho idiotizante que ele estava desempenhando, e como tudo que ele fazia era medido e padronizado. E ainda o quão frustrado ele estava por não poder se dedicar ao que ele tinha se formado. Era estranho mas o fato de ele ter se formado lhe garantiu um emprego mesmo que em uma área muito alheia a dele. Eu ainda tinha o caminhoneiro que pescou meu carro na memória e agora um engenheiro que clicava em icones em monitores pelo mundo.

Seguindo ainda meu caminho passei por uma obra , um daqueles prédios com apartamentos minúsculos para pessoas que tem muito dinheiro e não se importam em viver em 32 m2 pagando 370 mil reais. E estava na calçada um garoto e presumidamente seu pai carregando aquele blocos de concretos pequeninos que eles encaixam na calçada (é "paver" o nome). Vendo o preço e os dois ali empurrando aquele carrinho de mão eu lembrei da grande desculpa para esse preço bizarramente alto. A mão de obra está escassa. Olhei os dois e lembrei de todos os pedreiros que eu já conheci. Todos eram humildes, todos ganhavam pouco. Eu lembro que via sempre um pedreiro, velho e seco como que fraco, mas forte e resistente ensinando dois ou três jovems a como preparar a massa, esses em 6 meses iriam se tornar pedreiros ou mestres de obras.
Aonde foram parar as pessoas humildes? Será que elas não existem mais ? Será que elas simplesmente perderam o interesse pela construção?
Eu acho que elas viraram Engenheiros mecanicos e trabalham por aí. O treinamento aos 16 anos era mesmo necessário? Para trabalhar naquela empresa só era necessário ter curso superior, mas na prática o ensino médio bastaria. Do mesmo jeito que qualquer um poderia aprender a construir uma casa,ou aprender a pilotar um caminhão.Estamos aumentando a complexidade das nossas descrições de trabalho enquanto simplificamos as funções em sí.

É como construir um foguete para pular amarelinha.